Cartas

AUTORA
Professora Josiane do Carmo Borges dos Santos, 4º ano B

No dia 05 de outubro de 2021, eu, professora Josiane do Carmo Borges dos Santos, realizei com a turma do 4º ano A, da Escola Municipal São Valdomiro, um trabalho com o gênero textual: “carta”, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia (localização e mapas).

Devido a proximidade do dia da criança, propus a turma uma dinâmica: “amigo secreto”! Anteriormente havia enviado como tarefa no caderno de Geografia, o preenchimento completo do endereço de cada aluno. Então no dia 05, foi realizado o sorteio com o grupo 1, onde deveriam escrever uma carta ao colega, observando o passo a passo correto de uma carta. Foi realizado primeiramente no caderno, corrigido e passado a limpo no papel carta, depois ilustrado pela criança. Foi proposto também a confecção do envelope. Em seguida, o passo a passo e a forma correta de preenchimento do mesmo (remetente e destinatário). As cartas serão postadas no correio para que sejam enviadas para cada criança.

O próximo passo foi localizar, através do google maps e data show, o endereço de cada criança. Foi possível visualizar, ruas, casas, proximidades e pontos de referência de cada aluno. Inclusive o endereço da professora e escola. No dia 06, a dinâmica foi repetida com o grupo 2.

Para complementar a atividade, foi solicitado a cada criança, fazer um video curto, em homenagem ao dia da criança e fazer a postagem no dia 12 de outubro no grupo de whatsApp da turma.

Para concluir a dinâmica em cada dia proposta, foi realizado a revelação, com entrega de um cartãozinho e um pacotinho de doces.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA REFRENTE A IMPORTÂNCIA DE SEPARARMOS O LIXO